No Brasil, o “Dia dos Pais” é comemorado no segundo domingo de agosto, sendo portanto uma data variável. O Dia dos Pais oferece-nos a oportunidade de refletir sobre o que seja ser filho. Quem não precisa de um pai? A criança precisa dele para brincar de cavalinho e correr para abraçá-lo. Ele, o adolescente, para educar virilmente sua personalidade; ela, a adolescente, para descobrir no seu comportamento a figura do homem. Os jovens precisam dele para receber estímulos que os encorajem a assumir o engajamento profissional e uma família. O filho adulto há de ver nele um insubstituível amigo. E o pai, na sua velhice, não deve ser considerado um ser inútil. Se não conseguir ensinar o filho a envelhecer, terá o direito de receber dele a manifestação de um coração sempre agradecido. Precisa do pai até mesmo quem não mais o tem no mundo dos vivos. Feliz do filho e da filha que não esquecem a memória de seu pai e podem lembrar-se do exemplo deixado por ele a ser seguido.
em homenagem aos nosso queridos pais conversamos com a lia que faz todo um trabalho artesanal voltados para nossos amados e companheiros um presente de fácil acesso e totalmente feito a mão.’’Vivemos em um dia intenso e de muito trabalho. Seja no escritório, na Rua, em casa ou em qualquer outro lugar.. Mas no meio dessa loucura toda não podemos esquecer que existe Coisas que são primordiais em nossa vida..Pensando nisso nos da Maria Luz desenvolvemos produtos que lhe tragam delicadeza, carinho, sensação de bem estar, desde o seu cafezinho logo pela manhã ou da tarde ou no café dos seus filhos antes de ir pra escola Seja no churrasco do final de semana.’’
Datas do Dia dos Pais nos outros países
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no dia 19 de março. Essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Inglaterra – No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil.
Argentina – A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia – Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Alemanha – Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai – A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru – O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália – A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
Rússia – Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de “o dia do defensor da pátria” (Den Zaschitnika Otetchestva).
O Brasil, uma nação conhecida pelo acolhimento, pelo carisma e carinho, o Dia dos Pais é um dia em que as famílias se reúnem, relembram velhas tradições, e homenageiam com muita alegria seus papais.
Não importa a maneira que se homenageia o pai, o importante é manter valores como respeito, honra e amor a eles.
Os pais nunca deixam de ser heróis, amigos, exemplos de vida. Uma família com uma figura paterna atuante, sábia e temente a Deus, gera filhos saudáveis, com princípios definidos e valores que irão passar adiante.
A todos os pais, parabéns!