Depois, mais tarde, amanhã, segunda-feira…. Eu ia fazer, mas tive que sair com meu filho; atender minha mãe; arrumar a bagunça; tive dor de cabeça; o chuveiro pifou; o carteiro chegou; minha amiga me ligou; fui ver uma postagem na rede social, o tempo passou e nem percebi…. E por aí vai….
E assim o tempo vai passando, os prazos estourando, a vida das outras pessoas acontecendo e quem procrastina vai ficando para trás.
Muita gente acredita que essa “arte de deixar para depois” atrapalha só a vida profissional ou acadêmica, mas eu posso garantir que também atrasa muito a vida pessoal.
Quem nunca deixou para depois um exame médico, a manutenção do carro, a ligação para uma pessoa querida, a visita ao dentista, a leitura, a dieta, a atividade física?
E aquele trabalho da faculdade que tem até um prazo legal, mas a pessoa vai correr na última semana… E o relatório que o chefe pediu ou a lista de fornecedores do seu negócio?
Você conhece alguém assim, ou já se viu nessa situação? Isso é procrastinar!
Cada pessoa encontra um motivo (ou vários) para adiar o que precisa ser feito.
Normalmente, pessoas procrastinadoras sofrem por não realizarem o que desejam e acabam com a sensação de incapacidade, cansaço e frustração. Porque aquilo que se deixa para depois fica martelando na cabeça. Não é que quem procrastina é vagal, é que existem alguns outros motivos (muitas vezes inconscientes) que levam a esse comportamento.
Podem ser: por crenças limitantes e autossabotadoras; por questões de saúde ou falta de vitaminas; por falta de organização; por fatores genéticos ou por motivos pontuais e propositais.
Sim, estudos falam sobre fatores genéticos.
Entender o porquê pode ser importante, porém, o mais importante é buscar mecanismos de vencer esse comportamento que atrapalha demais a vida de muita gente.
E como vencer esse desafio?
Em minha opinião, o primeiro passo é ter clareza sobre seu “pra que” – falei sobre isso em artigos anteriores, volta um pouquinho)
O segundo é manter a energia vital em dia, cuidando da saúde física e mental
Outro ponto é entender quais são as crenças que te limitam e te colocam em dúvida em relação aos seus sonhos, desejos, prazeres e capacidade.
Também é essencial alinhar sua rotina e identificar tudo que tira sua atenção e te distrai do seu caminho.
O mais importante é não desistir dos seus sonhos, parar de olhar para o resultado das outras pessoas e buscar os seus. Sejam eles pessoais ou profissionais.
Fica aqui uma dica que você pode começar a experimentar hoje: escolha 3 grupos de WhatsApp para sair e programe-se para ver notícias e redes sociais apenas duas vezes por dia. Pode ter certeza que já terá um ganho significativo de tempo e sanidade mental.
Pode ser que sozinha, você tenha mais dificuldade e demore mais tempo para encontrar causas e soluções para a sua procrastinação, porém se buscar uma ajuda profissional seus resultados, certamente, virão mais rápidos.
A escolha é sua!