Leve-se mais a sério e seja um campeão
Uma das grandes manifestações humana é o esporte, sempre permeado por suas simbologias, seus mitos, heróis e aprendizados. Do Olimpo e Coliseu a copa do mundo e torneios regionais, sempre o esporte inspirou a vida e vice versa.
Muitos são os atletas com uma força mental incrível. Várias são as teorias e autores que destacam a importância de um preparo emocional e mudança na maneira de pensar, de encarar os fatos e analisar um “problema”. No livro de Ducasse Francois, Cabeça de campeão, destaca parte desse poder mental. Dentre as grandes lições do livro, uma que muito me ajudou em minha carreira de treinador, foi à frase “leve-se mais a sério”. Por vezes, tanto os jogadores, como eu mesmo, minimizamos nossos atos e os desafios conquistados. Quando passei a encarar minha profissão e meus torneios de maneira mais séria, me tornei mais profissional, competente e determinado e conquistei o título nacional.
A seriedade daquilo que desenvolvemos, criamos, idealizamos depende única e exclusivamente de nós. Encarar minha profissão com seriedade me proporcionou a possibilidade de viver do esporte, de executar grandes feitos e marcar história. A grandeza de todas as conquistas não estava na grandeza dos torneios que disputava, mas da simbologia e seriedade em que eu transformava um simples jogo em um legado. Grandes atletas, como grandes empreendedores, tem suas vitórias internas, anterior às grandes conquistas visíveis. Cabeça de campeão.