Julho é mês de férias, são os dias onde os filhos podem aproveitar ao máximo a pausa nas aulas. Mas como fica a situação dos pais? Com a molecada em casa em período integral.

Férias, finalmente! E agora?

Para alguns pais o mês de julho pode ser uma “dor de cabeça”, uma espécie de pré sofrimento que começa no fim de junho, isso porque é o período de férias escolares, aquelas semanas onde os filhos estão em casa durante todo o dia. Não que ter os filhos por perto, ou poder passar um tempo maior com eles em casa seja algo ruim, de forma alguma, não me entendam mal. O problema é que para muitos pais é difícil conseguir acompanhar o ritmo dos filhos, principalmente quando são pequenos em casa e ainda arrumar um tempo e disposição, para ou cuidar da casa ou se concentrar no trabalho, ou qualquer outra atividade a qual os pais estejam envolvidos.

Esse problema é por muitas vezes agravado em tempos onde a tecnologia, esta aí ao alcance de todos, são inúmeras as opções que são capazes de prender a atenção das crianças e jovens por quanto tempo eles aguentarem na frente de uma tela, e não preciso nem dizer o quanto isso é algo ruim né! Mas e se os pais tivessem a oportunidade de de curtir mais com os filhos o período de férias escolares? Seria o ideal não é mesmo!?

O que acontece é que após chegarmos a esse consenso uma nova série de perguntas pode aparecer. Mas e o trabalho? Como faço para viajar com tudo tão caro? 

Pra onde ir?

Bom, posto isso devemos analisar cada situação de forma separada. Quase sempre é um período complicado mesmo para os pais que trabalham, mas é algo negociável, muitas empresas entendem que pais podem precisar estar em casa nas férias dos filhos e podem ser um pouco mais maleáveis com isso, uma negociação para que as férias no trabalho coincidam com as férias dos filhos. Isso é completamente viável, claro que nem sempre é possível, mas tendo uma boa relação com o patrão e negociado com uma certa antecedência.

Passamos ao próximo problema, realmente estamos vivendo uma fase complicada na economia, os preços subiram em quase todos os segmentos, as taxas e impostos aumentando, além do dólar alto o que faz com que uma viagem para o exterior, em época de férias passe a praticamente o dobro do que custaria em outras épocas. Para viagens internas a situação pode não mudar muito, porém ainda assim pode ser uma boa alternativa.

Agora, a última questão de nossa lista é a mais importante, e é onde pretendo chegar. Pra onde ir? A resposta dessa pergunta automaticamente responderá e servirá de alternativa para as demais. 
As opções são diversas, a cidade de São Paulo é um verdadeiro polo cultural, pouco explorado pela população, assim como a cidade de Guarulhos oferece ótimas possibilidades para aproveitar o mês de férias sem gastar muito.

Em São Paulo, por exemplo, a gama de atrações é extensa, são parques, clubes, teatros, cinema, circo e por aí vai. Com destaque para o Parque do Ibirapuera.

Os passeis de bike são comuns no “Ibira” como é popularmente chamado, o local conta com área para a prática, espaço reservado para os animais de estimação possam correr, além de grande área verde para curtir um bom dia de Sol.

Enão é apenas a cidade de São Paulo que conta com ótimas opções para aproveitar as férias, em Guarulhos também é possível visitar o ótimo Parque Ecológico do Tietê. O que vai desde da Penha ao município de Guarulhos, em uma área de 14 milhões de metros quadrados é considerado uma das maiores reservas ambientais do Estado.

O espaço conta com diversas atrações para serem aproveitas, como Centro Cultural, o Museu do Tietê, Biblioteca, e o Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais (apreendidos pelo Ibama, Polícia Florestal ou doados pela população).

Desde 2004 o parque passou a ser revitalizado pelo Governo do Estado, quando na ocasião foram plantadas cerca de 500 árvores, o que garantirá uma grande área verde no futuro.

Agora em um cenário onde você conseguiu se programar com uma certa antecedência, fez uma reserva de caixa e conseguiu umas férias ao mesmo tempo que os filhos, uma viagem é sempre muito bom para aproveitar com a família. Alguns lugares são sempre muito bem recomendados por que já visitou e estão sempre atuais.

Se a economia foi boa e um valor um pouco mais elevado foi guardado alguns lugares se tornam atraentes, como Bariloche, por exemplo. A cidade localizada a 1.500 quilometras da capital argentina Buenos Aires, atrai turistas do mundo todo para curtir as famosas montanhas de neve. As estações de ski podem se tornar uma ótima fonte de diversão para toda a família, principalmente para nós brasileiros que não contamos com a neve em nenhuma época do ano por aqui. Em alta temporada o preço pode subir um pouco, mas diversas agências oferecem vários tipos de pacotes onde se pode dividir o pagamento e não sair pesado para o bolso.

Se a viagem ao exterior é algo que não está em seus planos e pretende ficar por aqui mesmo, em viagens internas, que tal Porto de Galinhas? O famoso balneário que fica localizado em Ipojuca, cerca de 60km de Recife é um lugar incrível também, um dos mais visitados do litoral Nordestino. Os passeios de barcos e jangadas são algumas das principais atrações do local. Assim como Bariloche, várias agências de viagens tem em seu catálogo esta atração.

Por mais que em um primeiro momento os pais podem ficar de certo modo ”preocupados” com a presença dos filhos e toda sua reserva quase sem fim de energia em casa por 30 dias, é unanimidade que é um período ótimo, para aqueles pais que trabalham e passam pouco tempo com seus filhos não da pra dispensar essa oportunidade de interação entre eles.

Seja qual for o programa, viagens, parques, cinema, teatro, ou uma brincadeira divertida dentro de casa, enfim, vimos que oportunidades não faltam, afinal posso garantir que ao fim das férias vai ser bater aquela leve tristeza pela volta da rotina, podem acreditar.

Artigo anteriorBye bye gordurinhas
Próximo artigoEntrevista Exclusiva: João Bosco e Vinicius
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui