Pesquisa Global Consumer aponta que 61% dos entrevistados preferem o varejo físico. Especialista do Senac Guarulhos comenta que atendimento de qualidade é um atrativo para o cliente.
Apesar de o varejo viver a era do ‘evereywhere’, em que as compras crescem tanto nos canais on-line e off-line, a pesquisa Global Consumer Insights 2018 da PwC, realizada, em abril, aponta que 61% dos consumidores brasileiros preferem ir às lojas físicas. No ano passado, esse índice foi de 55%. A exigência do cliente e a concorrência mais acirrada têm levado os varejistas a proporcionarem ao cliente experiência e valor no seu consumo presencial. É com essa perspectiva que o atendimento ao consumidor, realizado por um profissional qualificado, tem um papel fundamental para alavancar vendas.
Segundo Duílio Neto, docente da área de gestão e negócios do Senac Guarulhos, é essencial que os comerciantes invistam na capacitação do seu time de venda para realmente surpreender o público com um atendimento diferenciado. “O consumidor brasileiro foca no relacionamento humano, assim, precisamos estar preparados para criar uma conexão positiva entre vendedor e consumidor, de forma a oferecer um atendimento personalizado, entender as necessidades e desejos do cliente, entre outras atitudes que promovam essa boa relação.”
De um modo geral, o especialista afirma que os profissionais de vendas devem estar sempre bem preparados e conscientes de que o foco no cliente é um propósito essencial. “É imprescindível investir na criação de um ambiente aconchegante para o cliente, tratá-lo bem e oferecer uma boa experiência de compra.”
Quem tem interesse em aperfeiçoar ou iniciar sua careira na área, pode procurar o Senac Guarulhos. A unidade oferece o curso Técnicas de Vendas no Varejo, entre outros com foco em gestão e negócios. Para saber mais, basta acessar o Portal www.sp.senac.br/guarulhos ou ir até a unidade.
Senac Guarulhos
Endereço: Rua Luiz Faccini, 132 – Centro – Guarulhos/SP
Site: www.sp.senac.br/guarulhos
Link para visita virtual: https://goo.gl/maps/4xKT2ZVTetr
Fonte: PwC Brasil