Truque simples de colar uma fita adesiva na câmera do celular ou notebook pode evitar que você seja espionado por hackers. Veja dicas de como se proteger
É provável que você não saiba mas pode estar sendo espionado nesse exato momento. E acredite, não estou dizendo pelo seu chefe enquanto acessa o facebook no horário de expediente, nem por sua namorada(o), me refiro à gente mal intencionada.
Por mais que possa parecer algo muito tecnológico ou coisa de seriado, hackers já conseguem acessar tanto a câmera quanto o microfone de seu notebook, tablet e smartphone. Pois é meu amigo, no mundo digital e todas as suas possibilidades você nunca está seguro o bastante.
Pode ser que você já tenha visto alguém que tem um pequeno pedaço de fita adesiva colada na frente da webcam do computador. Caso nunca tenha ouvido falar sobre isso, saiba que a medida é realmente importante para se proteger de ter a privacidade invadida.
E a prova de que isso não é apenas uma afirmação de teóricos da conspiração é que até mesmo o dono do facebook, Mark Zuckerberg, utiliza a famosa fita adesiva na câmera de seu computador, como visto em uma imagem compartilhada por ele em suas redes sociais recentemente, onde é possível notar o simples truque sendo utilizado.
O perigo de ter alguém com acesso a esses aparelhos é que essas pessoas podem conseguir qualquer tipo de informação ou imagem que possam ser capazes de ser usadas como forma de extorsão. Já foi o tempo em que apenas pessoas famosas eram os alvos, qualquer um pode, sem ao menos esperar, cair em algum tipo de crime virtual.
Não é por acaso que muitas empresas se preocupam em sempre que possível avisar aos seus clientes de que nenhum tipo de informação pessoal deve ser fornecida por e-mail. Assim como também vem sendo muito comum golpes aplicados através do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.
Os criminosos se aproveitam da popularidade do aplicativo para enviar vírus por meio de mensagens, prometendo prêmios, descontos, mas que na verdade são vírus capaz de acessar informações contidas no smartphone do usuário.
A recomendação, é claro, sempre ficar atento a qualquer mensagem, seja no WhatsApp ou e-mail, que for suspeita ou que seja algo extremamente vantajoso. Sempre desconfie desse tipo de benefício oferecido de forma gratuita, muitas vezes as pessoas caem em golpe extremamente simples pelo fato de se deixarem levar por promoções que parecem ser muito vantajosas.
É possível se proteger desse tipo de crime seguindo recomendações bem simples, mas que ajudam muito a evitar qualquer tipo de problema.
A primeira delas, como mencionado no início do texto é colar um pequeno pedaço de fita adesiva ou post it na câmera e no microfone de seu celular e notebook. Isso ajuda a tapar a câmera e abafar o som captado, evitando que hackers possam ter acesso a sua câmera, tirar prints de momentos privados ou chegarem as suas conversas particulares.
Outra dica bem simples é configurar seu celular para que você possa escolher quais aplicativos utilizarão à câmera e microfone de seu aparelho. Isso ajuda bastante, pois evita que aplicativos também tenham o acesso durante todo o tempo ao seu aparelho. O correto é você habilitar essa função apenas quando for de fato utilizar aquele determinado aplicativo.
Também é de extrema importância que você apenas baixe em seu celular aplicativos através das lojas oficiais, como a Apple Store, por exemplo. O mesmo serve para programas baixados no computador. Sempre procure sites confiáveis e lembre-se de sempre ter um programa antivírus instalado em sua máquina.
Por fim, mas não menos importante, é ter muito cuidado com o WhatsApp. Assim como tudo vem se modernizando, os golpes aplicados por criminosos também seguem esse rumo. Se por acaso você receber uma mensagem com conteúdo suspeito, solicitando que você clique em algum link ou pedindo que envie aquela mensagem para 10 amigos de sua lista de contato, desconfie, isso pode ser um vírus que irá infectar seu telefone.
Nos últimos dias isso vem ocorrendo com o McDonald’s. Uma mensagem oferecendo um cupom de desconto no valor de R$ 70,00 vem sendo encaminhada para diversos usuários. O golpe consiste em encaminhar o link do falso cupom para 10 amigos no aplicativo de mensagens instantâneas.
Após isso o usuário é orientado a fazer inscrição em sites maliciosos para validar a promoção. Por mais suspeito que seja, muita gente vem caindo nessa armadilha, segundo a PSafe, empresa de segurança digital, o golpe já afetou mais de 100 mil pessoas em apenas 24 horas.
Uma série de usuários utilizou o Facebook para confirmar a veracidade da promoção. A conta oficial do restaurante de fast-food imediatamente negou tal informação e alertou os usuários de que se tratava de mensagem falsa.
Essa é outra dica bem interessante, sempre procure os canais oficiais das empresas, através do Facebook ou Twitter, quando receber algo suspeito, seja através de aplicativos de mensagens ou até mesmo por e-mail e procure confirmar a veracidade daquela informação.
É possível se proteger de crimes virtuais de forma bem simples, basta ficar atento e nunca acreditar em tudo o que recebe, principalmente quando se trata de benefícios gratuitos, sempre desconfie.
Gostou do conteúdo? Então comente, compartilhe e siga acompanhando nossas matérias! ; )