De acordo com pesquisadores esse tipo de bebida afeta o metabolismo o que pode gerar um efeito contrário ao que as pessoas buscam quando consomem refrigerante diet
Que o refrigerante é um dos maiores inimigos de quem quer perder peso e até mesmo de quem não precisa, mas toma cuidado com a alimentação, já não é mais nenhuma novidade.
A bebida carrega uma altíssima quantidade de açúcar que podem trazer inúmeros malefícios para sua saúde, principalmente se ingeridos em grandes quantidades.
O que muita gente não sabe e que pode até representar uma grande surpresa é que a alternativa mais usada nesses casos, o refrigerante diet, pode ser o responsável pelo ganho de peso ao invés de ajudar no emagrecimento.
Esse importante dado é fruto de um estudo realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital e publicado pelo “Daily Mail”. De acordo com o resultado das pesquisas o refrigerante diet ao invés de ajudar na perda de peso ele ajuda para o aumento por deixar o metabolismo mais lento.
E o responsável por isso é o Aspartame, presente nesse tipo de bebida. Após teste realizado em ratos que beberam água com o ingrediente e outro grupo que ingeriu sem o adoçante, ficou constatado que os que ingeriram o ingrediente tiveram substancial ganho de peso em relação aos demais. Isso acontece porque o aspartame contém uma substância chamada fenilalanina, ela por sua vez afeta as enzimas do corpo responsáveis por evitar problemas em nosso metabolismo.
Esse não é o primeiro estudo que comprova que o refrigerante diet pode atrapalhar mais do que ajudar, em 2013 Richards Holdin, professor da Universidade de Harvard, realizou estudo similar e chegou às mesmas conclusões.
Outro lado
Em resposta ao estudo a British Soft Drinks Association (Associação Britânica de Refrigerantes) contestou os resultados e alegou não haver base para os estudos realizados e completou dizendo que o refrigerante diet ajuda nas pessoas que necessitam de uma dieta com restrição de calorias.
De qualquer forma, nutricionistas ainda garantem que o ideal é mesmo deixar o refrigerante de lado, substituindo por sucos naturais e bebidas mais saudáveis. Sua saúde agradece.