O Carnaval vem chegando, mas a folia nas ruas já está a todo vapor. E se você adora a festa carnavalesca, pode pegar sua fantasia, serpentina e confete e muita, mas muita animação.
Por todo o país os já tradicionais blocos carnavalescos já fazem a alegria de milhares de foliões no chamado pré-carnaval. E ainda que no estado de São Paulo a alegria dos blocos começou a ganhar forma apenas nos últimos anos, a história mostra que eles já existem há algum tempo.
Com origem no Rio de Janeiro, no início do século XIX, os blocos surgiram quando as pessoas começaram a ir buscar diversão nas ruas durante o carnaval. Quando o século XX se inicia a elite cultural carioca e a imprensa decidem organizar a confusão carnavalesca. Eles definiram categorias da folia em “sociedades carnavalescas” (as mais sofisticadas), os “ranchos” (que eram os mais sociáveis), os blocos e os cordões (considerados como carnaval descontrolado).
Após essa classificação os blocos começaram a ser criados, os mais famosos e importantes da história do carnaval carioca estão o Zé Pereira, Bondengó, Quem Fala de Nós de Come Mosca, Bloco dos Arengueiros, Cacique de Ramos, Bafo da Onça, Banda de Ipanema e Cordão do Bola Preta.
Com a consolidação da folia de Rua no Rio, os blocos começaram a migrar e influenciar para outros estados, como São Paulo, por exemplo.
Em Guarulhos os blocos já estão nas ruas desde o início de fevereiro e a folia se estende até o mês de Março.
No último sábado, 18, o tradicional bloco Banda Bicha agitou os foliões guarulhenses. Considerado o bloco mais tradicional da cidade, atualmente ele conta com cerca de cinco mil foliões, além de abadás personalizados, trios elétricos, percussionistas profissionais. A festa teve início em frente à Praça Ênio Chiesa com a Rua Joseph Zarzour.
A estudante Fernanda de 28 anos acompanhou o bloco e elogiou a organização do evento. “Achei que estava ótimo, muito animado e muito organizado, ano que vem estarei aqui de novo com certeza para acompanhar o bloco”, diz a jovem.
Mas se você não conseguiu comparecer no bloco Banda Bicha, não se preocupe, ainda existe muita folia e alegria para ser curtida. Então, separe sua fantasia e caia na festa.
PROGRAMAÇÃO DO PRÉ CARNAVAL EM GUARULHOS
Sábado, 25 de fevereiro
Bloco “Ki Cachorro Uq”
Horário: 12h
Trajeto: Rua Doutor Carlos Aparecido Rabelo de Freitas
Terça, 28 de fevereiro
Bloco da Terê
Horário: 14h
Local: Bosque Maia
Sábado, 4 de março
Unidos dos Meus Ovos
Horário: 12h
Trajeto: Viela Camboriú, rua Raimundo Almeida de Araújo, rua Tijucas do Sul, rua dos Guedes, retorno para a viela Camboriú
Bloco Dazantiga
Horário: 15h
Trajeto: Saída da rua Luís Gama com destino à rua Soldado José Hipólito
Domingo, 5 de março
Folia da Vila Augusta
Horário: 10h
Trajeto:Rua Francisco Antunes, com retorno pela rua Cônego Valadão
Domingo, 12 de março
Bloco do Bem Dito
Horário: 11h
Trajeto: Rua Águas Limpas, rua São Miguel dos Campos, rua Padre Cláudio Arenal, rua Fonte Boa, rua Aporé, retorno pela rua Carlos Korkischko