13.4 C
Nova Iorque
quinta-feira, maio 2, 2024

Corrida combate a Ansiedade de forma tão efetiva quanto remédio, aponta estudo

Estudo realizado pela Universidade de Bonn, na Alemanha, aponta que praticar corrida combate problemas de Ansiedade e até Depressão de forma mais eficaz até mesmo do que remédios

Que praticar exercícios físicos é fundamental já não é mais nenhuma novidade. Todos os médicos indicam a seus pacientes algum tipo de atividade física. Isso porque a prática traz uma série de benefícios para a saúde, benefícios que vão muito além apenas do que a mudança na parte estética.

Corrida combate a Ansiedade de forma tão efetiva quanto remédio, aponta estudo

Como sabemos exercícios como a corrida, por exemplo, melhoram o humor, ficamos mais dispostos, faz bem para a mente e uma série de outros benefícios. Isso já foi comprovado de forma científica, não é apenas uma sensação, acontece realmente em nosso corpo.

A corrida é um ótimo exercício especialmente porque é simples, você não precisa de muita coisa, apenas uma roupa confortável e um tênis adequado para sair desbravando os locais e melhorando sua saúde. Isso, claro, após uma consulta médica e sempre respeitando seus próprios limites.

Porém, fora tudo isso, recentemente um estudo realizado pela Universidade de Bonn (Alemanha), apontou que a corrida é um elemento fundamental na luta contra a Ansiedade e Depressão.

Os resultados do estudo mostraram que exercícios aeróbicos como a corrida são responsáveis pela liberação de endorfina e monoamina, que são os neurotransmissores que desempenham um papel crucial na excitação, emoção e cognição, dessa forma, melhoram o humor e ajudando a aliviar a ansiedade e combater a depressão. Incrível né!?

Para chegaram ao resultado os pesquisadores avaliaram 10 atletas antes e depois de um período de duas horas de corrida, para isso foi usada uma técnica chamada neuroimagem chamada Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET). O teste comparou as imagens do cérebro dos participantes, onde foi possível notar uma grande liberação de endorfina em determinadas áreas responsáveis pelas funções responsáveis pelas emoções.

Tanto em atletas quanto em corredores amadores a endorfina em ação fez os níveis de depressão e ansiedade serem bem menores que em um indivíduo sedentário, de acordo com o estudo. Dados como esses nem chegam a ser novidades, entretanto, foi a primeira vez que um estudo apontou, de fato, esses dados em certas áreas do cérebro.

Correr faz bem para o corpo e a mente, ajudam a combater sintomas que pessoas sentem quando estão em um ataque de ansiedade, por exemplo, espiração superficial, palpitações e entorpecimento nas mãos e nos pés.

Agora não resta mais desculpa, é só calçar os tênis e sair correndo.

Gostou do conteúdo? Então comente, compartilhe e siga acompanhando nossas matérias!   ; )

 

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles