Sacar dinheiro em um caixa eletrônico 24horas já é uma tarefa nada confortável. O principal motivo é a sensação de insegurança que o cliente sente nesse tipo de transação. Principalmente quando se trata de um valor mais elevado.
Em alguns lugares a pessoa fica completamente exposta após efetuar o saque, podendo ser vigiada ou seguida de qualquer lado, ainda mais em locais mais afastados de grandes movimentos.
Mas infelizmente esse não é o único obstáculo possível a que o cliente precisa enfrentar. Tem sido recorrente os casos de problemas com o saque em caixas eletrônicos. Por vezes o dinheiro não sai mas o débito é confirmado, por outra ele até sai mas com o valor incorreto. Quase sempre faltando cédulas. Seja qual for a situação o cliente acaba saindo lesado.
Queixas envolvendo bancos são proporcionais aos problemas enfrentados por parte dos clientes. Em sites de reclamações e nos órgãos de defesa do consumidor os bancos ocupam posição de destaque no ranking de reclamações.
Apenas no Procon-SP foram registradas no ano passado 20.699 reclamações contra bancos. Nesse total estão inseridas 481 queixas relacionadas a transações eletrônicas não realizadas e 1.133 a falhas em transações eletrônicas. São nessas duas categorias em que problemas em saque eletrônico fazem parte
Já no site Reclame Aqui, a situação não é nem um pouco diferente. Os bancos sofrem com diversas queixas por parte dos clientes.
Para aqueles casos em que o cliente não consegue, por qualquer motivo, realizar o saque mas o valor é debitado da conta, é tarefa do banco esclarecer e provar que houve algum tipo de irregularidade. “Quem tem que provar que não houve irregularidade é o prestador do serviço e não o consumidor, seja por filmagens das câmeras do caixa eletrônico ou outro tipo de mecanismo” esclarece Renata Reis, assessora técnica do Procon-SP.
Ela ainda orienta aos clientes que procurem os órgão de defesa do consumidor antes de procurar a justiça.
Fonte: Folha de S. Paulo