4.4 C
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 22, 2024
No menu items!
No menu items!

O Hand Spinner funciona no combate a ansiedade e estresse? Saiba um pouco mais sobre o brinquedo

Para especialistas, brinquedo chamado Hand Spinner, febre entre crianças e adultos realmente funciona no combate a ansiedade e estresse

Há menos que você tenha acabado de chegar de marte ou despertado de um sono profundo, já deve ter visto crianças ou adultos com um objeto de plástico colorido girando na ponta dos dedos.

O Hand Spinner funciona no combate a ansiedade e estresse? Saiba um pouco mais sobre o brinquedo

Brincadeiras à parte, realmente é muito difícil que alguém nunca tenha visto ou ouvido falar do Hand Spinner, nova febre entre crianças no Brasil. O mais novo brinquedo consiste em uma espécie de hélice de plástico, com três pontas arredondadas que giram na ponta dos dedos.

Já é possível encontrá-lo em praticamente qualquer lugar, até mesmo em bancas de jornal. São vendidos de vários modelos, coloridos, que acendem e piscam luzes e por aí vai. A variedade também existe no preço, o mais barato costuma estar por volta de R$ 25,00.

O Hand Spinner funciona no combate a ansiedade e estresse? Saiba um pouco mais sobre o brinquedo

Quando começou?

Ao contrário do que possa parecer a ideia não é sequer nova, ainda que apenas recentemente ela tenha explodido no mundo todo.

Idealizado ainda na década de 80 pela norte-americana Catherine Hettinger, o objeto, que era completamente diferente da versão atual, tinha o intuito de dar conforto e diversão às crianças da época. Mas só em 1993 que o primeiro modelo de fato foi lançado. Acontece que a ideia não emplacou e Catherine após patentear a invenção tentou vende-la para uma série de fabricantes e ninguém se interessou.

Se por um lado o ano de 2005 chegou por outro a licença que ela possuía sobre a invenção se foi. O período expirou e ela deixou de pagar a taxa de manutenção. E por uma triste ironia do destino para a criadora, após 12 anos o brinquedo finalmente virou febre e possivelmente os mesmos fabricantes que o rejeitaram lá atrás, passaram a fabricá-lo. E a idealizadora não viu nem a sombra de dinheiro, não levou nada por sua invenção.

Em que ele pode ajudar?

O que talvez muita gente não saiba é que o Hand Spinner não é apenas um brinquedo, pelo menos não é o que ele se propõe a ser. O modelo de Catherine já tinha a intenção de ajudar crianças no combate ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Ele também busca ajudar pessoas com dificuldade de concentração e também em um grande mal atualmente, a ansiedade. E quem já adotou a mania garante que ela funciona mesmo, a publicitária Andressa Novaes, de 29 anos, conta que para ela a experiência tem sido muito boa. “Geralmente eu tenho milhares de coisas na cabeça e não conseguia me concentrar em nenhuma, assim que começo a girar o Hand Spinner é como se eu relaxasse e conseguisse escolher ao menos uma coisa e fazê-la bem”, diz a jovem.

A opinião de muitos especialistas é a de que realmente o brinquedo pode ajudar nesse tipo déficit, principalmente entre crianças, ainda que não tenha nenhum estudo científico que comprove sua eficácia.

Mas é importante estar atento

Mas ele também possui suas desvantagens, assim como tudo que é usado em excesso ele pode apresentar riscos. Nos Estados Unidos algumas escolas já proíbem o uso total do brinquedo, até mesmo no intervalo. A alegação é a de que o Hand Spinner estava na verdade atrapalhando os alunos a prestarem atenção nas aulas, justamente o efeito contrário a que ele deveria ter.

De fato esse pode ser um problema, algumas crianças utilizam o objeto a todo momento, o que o desliga completamente do mundo real e as coisas a sua volta.

Outro ponto negativo do brinquedo é que ele é feito de partes pequenas que podem se soltar, gerando grande risco para crianças menores de engolirem esses pedaços. Algumas mães o utilizam para que seus filhos abandonem a pratica de chupar o dedo.

Assim como alguns modelos são feitos com outro tipo de material e possuem as pontas não muito arredondas como a maioria, o que pode machucar quem o manuseia caso ele seja girado com muita força e escape dos dedos.

 

Portanto caso você esteja pensando em adquirir um Hand Spinner, saiba que usado da forma correta ele pode sim ajudar e pode ser uma opção bacana para adultos e crianças.

Gostou do conteúdo? Então comente, compartilhe e siga acompanhando nossas matérias!   ; )

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles