O mundo está em alerta ambiental e a questão do lixo nos oceanos é pauta constante nas discussões de órgãos mundiais como a ONU e a UNESCO, que procuram reconhecer projetos que apresentam soluções para a questão, como o “Lixo Limpo” do engenheiro colombiano Maurício Mayorga, que propõe limpar os oceanos transformando o lixo em arte através da reciclagem.
Ele também desenvolve trabalhos artísticos como pintor e se envolve em outras atividades culturais que tem um único objetivo: levar o ser humano a refletir sobre a sua responsabilidade no planeta em relação à reciclagem dos resíduos que se transformam em um delicado problema. “Essa falta de conscientização faz com que surjam ilhas tóxicas de lixo em nossos oceanos. Por isso, é preciso que todos se unam para espalhar por toda parte a ideia de que a educação em reciclagem em todas as instituições educacionais sobre o planeta se faz importante”, explica Maurício Mayorga, afirmando ainda que ações como essa atacam a raiz do problema e em um alguns anos permitirá minimizar significativamente este problema ambiental.
O empenho do engenheiro de Bogotá na busca por soluções que diminuam o lixo nos oceanos, que ganhou força com seu projeto “Lixo Limpo”, o transformou em porta—voz das crianças e adultos que se sentem prejudicados com esse problema. E suas ações o levaram a ser convidado para participar da 10ª Sessão da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável (CSD-19) nas Nações Unidas em Nova York, onde ele mais tarde pode apresentar a proposta por escrito para a Organização das Nações Unidas (ONU) que agora divulga seu projeto ambiental a nível global.
Mayorga integra a Comissão Colombiana de oceano que entre as atividades especiais celebra o Dia Mundial dos Oceanos DMO, evento em que ele foi o responsável em 2018. O colombiano afirma que usa de suas competências profissionais para desenvolver as atividades culturais e ambientais em prol da paz e da conscientização ambiental. “Como engenheiro uso minhas habilidades para liderar este processo, como um artista apresento minhas exposições sobre o mar, o que me permitiu a compreender a gravidade do problema, e combinando tudo isso aos pontos fortes do projeto Lixo Limpo, nome sob o qual criei o grupo para as atividades que venho desenvolvendo até esse momento”, explica Maurício Mayorga.
“A paz e o meio ambiente tem uma relação profunda”, afirma Maurício Mayorga
No ano passado o Centro de Informação das Nações Unidas de Bogotá convidou o engenheiro e artista plástico a participar de várias atividades que a organização desenvolve em relação à paz, outra bandeira de Mayorga. “É preciso entender que existe uma importante e profunda relação entre a paz e o meio ambiente. Também temos que considerar sua relação transversal com todos os objetivos de desenvolvimento sustentável”, destaca.
Suas ações a favor do meio ambiente e o apoio da ONU e da UNESCO, o credenciaram a atuar com porta-voz da causa em diferentes eventos. “Dessa forma, obtenho aval como uma voz da UNESCO para os eventos de celebração do DMO 2018 (Dia Mundial dos Oceanos)”, finaliza o criador do “Lixo Limpo”.