Casamento ou matrimônio é um vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso (vide casamento religioso) ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja representação arquetípica é a coabitação embora possa ser visto por muitos como um contrato. Na legislação portuguesa, o casamento é, efetivamente, definido como um contrato.
As pessoas casam-se por várias razões, mas normalmente fazem-no para dar visibilidade à sua relação afetiva, para buscar estabilidade econômica e social, para formar família, procriar e educar seus filhos, legitimar o relacionamento sexual ou para obter direitos como nacionalidade.

O caminho até o casamento

Um casamento é frequentemente iniciado pela celebração de uma boda, que pode ser oficiada por um ministro religioso (padre, rabino, pastor), por um oficial do registro civil (normalmente juiz de casamentos) ou por um indivíduo que goza da confiança das duas pessoas que pretendem unir-se.

Em direito, é chamado “cônjuge” às pessoas que fazem parte de um casamento. O termo é neutro e pode se referir a homens e mulheres, sem distinção entre os sexos. Nós ficamos buscando inspirações pra tantas coisas, vendo tantas fotos lindas, e esquecemos que é hora de “pôr a mão na massa”. Por isso, essa matéria é dedicado ao passo a passo, rumo ao altar! Não deixe de anotar tudo, pois é muita coisa e você não pode se esquecer de nada

Primeiras preocupações: Um ano antes

Escolha uma data! Mesmo se essa primeira data acabar sendo alterada depois, não tem problema: você precisa ter um foco pra começar.
Defina seu orçamento! Quanto você e o noivo tem guardado? Quanto vocês podem se comprometer a pagar e a juntar por mês? Reserve o local religioso. Existem igrejas MUITO concorridas. E quanto mais concorrida a igreja, maior é a lista de reservas. Então é melhor garantir sua data o quanto antes. Faça a primeira lista de convidados. E nem se preocupe: isso vai ser alterado, acrescentado, enxugado várias vezes até a lista definitiva.

Mas faça assim mesmo, pra você já ir adequando seu orçamento e pensar no lugar da festa. Pense em como você quer sua festa. De dia? De noite? À tarde? Tradicional? Moderna? No campo? Na praia? Suas pesquisas para os fornecedores vão partir daqui. Busque referências (fotos) de outros casamentos que fazem “o seu estilo”. Salve em uma pasta no computador: assim será mais fácil explicar para os fornecedores o que você quer na hora de pedir orçamentos. Agende suas férias para a lua de mel. Não sei como é o RH da sua empresa, mas por via das dúvidas, já comece a conversar com o chefe. Comece a procurar os fornecedores. Faça listas do que você precisará e sempre busque, ao menos, 3 profissionais/empresas diferentes (para comparar serviços e valores). Nessa hora, veja se seus amigos não tem alguém pra indicar. Ainda não feche nenhum contrato, apenas deixe separado. DICA: se for possível, contrate cerimonial. Eles te ajudam muito e podem te orientar nessa hora também! Contrate apenas foto e filmagem. Eu recomendo que esse seja o primeiro contrato finalizado, pois alguns fotógrafos tem reserva de datas até um ano antes. Melhor prevenir as fotos dos seus sonhos!

Segunda etapa: 9 meses antes

Convide os padrinhos. Lembram das “5 dicas para convidá-los”, que vamos dar Agora é a hora de pôr em prática.
Ah! E não se esqueça das daminhas e pajens.
Onde ir na lua de mel? Selecione os possíveis destinos da viagem.
É hora de pesquisar o vestido de noiva. Tem mulher que sonha com um vestido X desde criança, outras não tem ideia do que vão querer. Não tem problema: na dúvida, vá eliminando o que você tem certeza que não gosta. Assim as opções vão diminuindo. Já decida, experimente e reserve.

E agora começa a correria: 6 meses antes

Reveja a lista de convidados. Vai precisar cortar ou acrescentar alguém? Marque as degustações. Isso depois de ter pesquisado e separado os que melhor se adequaram ao seu orçamento e gosto. Às vezes, aquele seu Buffet preferido oferece esse tipo de serviço. Assim que decidir, assine o contrato. Importante: deixe especificado no contrato TUDO que vai ser servido, incluindo MARCAS de refrigerantes, sucos e outras bebidas. Fique atento! Feche a lua de mel, feche o local da festa, feche o contrato da decoração e faça o convite.

Mais correria: 5 meses antes

Vai precisar alugar móveis pra festa? Se for o caso, é hora de procurar. A recepção vai ser em lugar aberto? Vai precisar de cobertura? Também é hora de pesquisar. Defina a decoração. Encomende o buquê e os acessórios. Dj ou banda? Hora de escolher os profissionais que vão animar a festa. Converse com suas madrinhas: é hora delas começarem a organizar o chá. De lingerie, panela, bar, qualquer coisa: quem escolhe é a noiva! Depois, deixe tudo nas mãos delas, ou apenas escolha um tema.

Agora são os detalhes: 4 meses antes

Última olhada na lista, agora acabou. Feche o contrato dos convites e envie a lista dos convidados para a impressão. Se for casar numa igreja onde haverá outro casamento no mesmo dia, converse com a(s) outra(s) noiva para escolherem as flores da decoração: Tentem chegar num gosto comum. Se vocês noivaram, mas não querem usar as mesmas alianças, é hora de comprar as novas.
Monte as listas de presentes nas lojas que você escolheu.
Chegou o momento de procurar seu sapato
Hora de escolher o traje do noivo, daminhas e pajens. Já feche tudo. Se preciso, já vá atrás do aluguel de um gerador para a festa..

Total sufoco: 3 meses antes

Encomendar os bem-casados Marque as provas de cabelo e maquiagem. Reserve o dia da noiva. Separe os documentos e marque o casamento civil.
Ainda dá tempo de fazer aquele tratamento estético que você estava planejando.

Chegando mais perto: 2 meses antes

Reserve a suíte de hotel para a noite de núpcias. Data limite para terminar o site com informações do casamento (mapas, listas, histórias etc). Envie os convites. Para os parentes e amigos mais próximos, entregue pessoalmente.
Separe um tempo para decidir quem vai levá-la à igreja. Se for preciso, contrate um carro com motorista. Defina a trilha sonora da cerimônia.

Reta final: 1 mês antes

Separe os documentos para a viagem de lua de mel.
Se divirta no chá que suas madrinhas prepararam!
Peça para alguém ligar para os convidados que ainda não confirmaram a presença. Busque as lembrancinhas.
Última prova do vestido.

Agora já em cima: uma semana antes

Marque uma massagem. Relaxe, adiante pedicure, manicure e depilação. Busque o vestido. Tente usar o sapato em casa para amaciá-lo. Confirme todos os serviços por telefone. Mande polir as alianças. Faça as malas para a lua de mel!

O grande dia

Agora é hora de curtir o momento! Esqueça o que pode dar errado e aproveite! E lembre-se que durante todos os preparativos, você pode contar com a ajuda dos seus padrinhos e familiares: não precisa fazer tudo sozinha..

Espero que essas dicas ajudem a todas a noivas se organizarem melhor

Artigo anteriorEntrevista Exclusiva: Inimigos da HP
Próximo artigoEntrevista Exclusiva: Michel Teló
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui