A escola Kumon ensina idiomas com um método autodidata
A história do início do Método Kumon de ensino é bem interessante. Foi criado, em 1954, pelo professor Toru Kumon, que tinha o intuito de ajudar seu filho mais velho, Takeshi Kumon, que estava com dificuldades na escola. Desta forma, Toru começou a desenvolver uma série de exercícios de cálculos, direcionando a criança a estudar de maneira autodidata, todos os dias.
Percebendo as mudanças do garoto na escola, os pais de outros alunos começaram a se interessar pela ideia do docente, que disponibilizou seu inovador método. Hoje, o método é aplicado em 49 países do mundo, auxiliando cada vez mais crianças a desenvolverem-se pela autoinstrução, por meio das disciplinas de Matemática, Português, Inglês e Japonês.
Revista Tempos Modernos: Com que idade a criança pode começar o Kumon?
Kumon: Não há uma limitação de idade para começar no Kumon, porém, quanto antes a criança iniciar os seus estudos por meio do Método, melhor será seu desempenho no futuro. Ele pode ser aplicado a todas as faixas etárias, uma vez que o material didático fornecido aborda conteúdos pré-escolares até níveis universitários.
RTM: Qual o maior benefício dos alunos ao estudarem com o Método Kumon?
Kumon: Sem dúvidas é o autodidatismo, a capacidade de estudar sozinho e aprender os conteúdos. Por exemplo, as dificuldades durante o período escolar começam quando o aluno não consegue acompanhar os conteúdos das aulas de forma abrangente.
Um dos maiores benefícios que alunos descobrem ao estudar no Kumon é a capacidade de aprender a tirar suas próprias dúvidas, de ser o verdadeiro agente do seu aprendizado.
RTM: Como funciona o material didático e sua aplicação nas unidades?
Kumon: O Kumon possui um material didático totalmente gradativo e autoinstrutivo, permitindo que o aluno aprenda a resolver sozinho os exercícios propostos e, sua base é o ensino individualizado, respeitando o tempo, dificuldades e a trajetória de cada aluno.
RTM: Em quanto tempo os resultados aparecem?
Kumon: Durante o seu desenvolvimento, alguns resultados começam a aparecer já no início, como: organização, disciplina, desenvolvimento do hábito de estudo, entre outros. Paralelamente, começam a ser verificados os primeiros resultados nos estudos, as notas na escola melhoram e o aluno adquire autoconfiança e motivação para avançar em seus estudos.
RTM: Como fazer para se matricular?
Kumon: A matrícula pode ser feita em qualquer época do ano. Ao visitar uma unidade, pode-se realizar um teste diagnóstico gratuito. A taxa de matrícula é única para o curso todo e todo o material didático a ser utilizado já está incluso na mensalidade.
Mais informações, entre em contato com uma das unidades abaixo e agende sua entrevista: