Em época de temperaturas baixas é preciso ficar atento com a saúde e os pés podem ser diretamente afetados no inverno, aprenda dicas para cuidar e fazer a higienização correta dos pés, evitando assim doenças comuns
Com a chegada do inverno acompanhado de temperaturas realmente baixas não basta apenas se preocupar com a saúde ou se encher de roupas bem quentes, é preciso ficar bem atento também com a pele, cabelo e pés.
Os pés, por sinal, quase sempre são deixados de lado nos cuidados, seja no verão ou inverno. Mas com as temperaturas baixas é bem normal que se passe muitas horas com um sapato fechado mantendo-os abafados por um longo período e essa situação pode ocasionar em problemas como frieiras e micoses.
Soma-se a isso o ressecamento natural que pode atingir as extremidades da pele, como explica Iara Barbosa, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Guarulhos. “Nesta época do ano os pés necessitam de cuidados especiais de higienização, pois tendem a ficar mais úmidos justamente por causa dos sapatos fechados usados com mais frequência”, diz.
Para evitar que problemas mais sérios afetem a saúde dos pés, o aconselhável pela professora é uma rotina de cuidados bem simples, nada que afete o dia a dia das pessoas. “Pela manhã, após o banho, é importante secar bem os pés e usar talco ou desodorante específico para essa parte do corpo antes de calçar os sapatos. De noite, deve-se repetir a lavagem e hidratar a região”, ensina.
E para ficar ainda mais fácil cuidar dessa parte, a professora passa algumas importantes dicas:
1 – Higienização dos sapatos: depois de usados, colocá-los para arejar em lugar aberto e ventilado para que a região interna possa secar e não criar nenhum tipo de bactéria proveniente da umidade dos pés.
2 – Uso de sapatos confortáveis: nem apertado nem largo. Escolher calçados que não causem atritos com a pele e a meia, evitando assim calos e bolhas.
3 – Esfoliação: afinar a pele dos pés auxilia na absorção dos cremes e torna a hidratação mais eficiente, portanto, fazer esfoliação uma vez por semana é importante para manter a região macia e com toque agradável. Com os pés limpos, aplique um hidratante e coloque os pés na água morna por uns quinze minutos. Seque-os e levemente aplique um creme esfoliante, massageando bem. Coloque os pés de volta na água por mais alguns minutos, seque e aplique hidratante comum para essa área.
4 – Hidratação: recomenda-se sempre usar cremes específicos para os pés, pois, além de possuírem menos perfume, eles hidratam a região de forma mais profunda e eficiente, até por trazer mais óleo na sua formulação.
5 – Secar bem: jamais deixe os pés úmidos após a lavagem. Atente-se à importância de secar muito bem entre os vãos dos dedos também.
6 – Meias: opte por peças de algodão de boa qualidade. Elas devem ser confortáveis e não podem ser apertadas, de modo a evitar a umidade nos pés, deixar a circulação sanguínea livre, além de combater a calosidade e as bolhas, devido ao atrito com o sapato.
7 – Unhas: para limpeza das unhas dos pés, usar escovas específicas para este fim, pois elas proporcionam uma limpeza mais profunda e efetiva.
Gostou do conteúdo? Então comente, compartilhe e siga acompanhando nossas matérias! ; )