Mesmo com um crescimento relevante nos últimos 3 anos, ainda é uma das profissões com mais deficiência no mercado de trabalho. Somado ao grande destaque profissional que tem nos dias de hoje, a Engenharia Civil tornou-se uma das áreas mais promissoras da atualidade. Levando em consideração que temos eventos esportivos de nível internacional (estamos no ano da copa de 2014 e em breve as olimpíadas Rio 2016), a engenharia tem se transformado numa das profissões mais valorizadas pelos empregadores e conseqüentemente, tornando os profissionais mais visados.
O engenheiro civil tem o seu salário inicial variando de R$2,5 a 3,5 mil mensais, podendo chegar em um salário de R$ 20 mil ao longo da carreira.
Participando de todas as atividades relacionadas a construção civil, na elaboração de projetos (de grande porte e de pequeno porte), atuando na construção de prédios residenciais, comerciais ou indústrias, na construção de hidrovias ou ferrovias.
Uma das funções da profissão é a de acompanhar a construção da obra junto ao cliente, sendo o primeiro a chegar e o último a sair. Geralmente essa é uma das rotinas do engenheiro civil, ele tem o dever de fiscalizar todos os passos do projeto para evitar danos futuros e para que tudo saia corretamente. O curso de engenharia é bem amplo, abrangendo diversas áreas de formação como, por exemplo elétrica, hidráulica, estrutural, de projetos e, claro, civil.
Normalmente, o curso tem a duração de 5 anos e tem disciplinas como matemática, física, estatística, lógica, cálculo, desenho, entre outros, e para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso.