Futebol profissional não é apenas uma partida, elas têm início antes do campeonato começar
Sabe quando chega quarta-feira ou chega o domingo e tem aquela partida de futebol do campeonato brasileiro, pensamos logo que os jogadores chegaram e apenas foram para o jogo, mas vocês sabiam que para que ocorra aquele jogo, aquele início de temporada teve todo um planejamento antes? Quais os planos para essa temporada? Quais jogadores comprar? Quais jogadores dispensar? É como uma empresa, antes de dar início à ela é preciso fazer um plano de negócios e um planejamento das operações.
O futebol ensina que é preciso ter uma meta que pode ser vencer um time, um campeonato ou apenas manter a equipe unida, isso que irá mover todo time a chegar a algum lugar, o resultado dessas metas ajuda a trazer patrocínios e parcerias novas um exemplo de boas metas e resultados foi o time do flamengo que no ano de 2020 mesmo com a pandemia, conseguiu conquistar quatro taças dos campeonatos que participou: Supercopa, Recopa, Carioca e Brasileirão.
Com essas conquistas o time rubro negro fechou com três patrocínios importantes em 2021, mercado livre que estampa as costas (acima do nome) Havan abaixo dos ombros e Moss no meião, com uma visibilidade enorme que o time tem por conta dos títulos que conquistou o ano passado e o elenco repleto de craques o marketing aproveitou a boa imagem para atrair patrocinadores e alavancar ainda mais a marca.
O futebol pode ensinar sobre o empreendedorismo, as pessoas precisam ser orientadas, o feedback faz parte do processo de melhoria e deve se constante, sem ele não há como melhorar o desempenho e corrigir falhas, futebol é um esporte coletivo, o bom resultado depende de todos, assim como uma empresa, jogadores bem treinados e integrados tem mais chances de gerar resultados mais rápido.