Instituição capacita jovens e desempregados apoiando à cultura e execução de projetos sociais
Em tempos de pandemia, sabemos que muitos enfrentam a dificuldade que o mundo todo está enfrentando: desemprego. Se torna algo mais dificultoso ainda para quem está à procura do seu primeiro emprego, como jovens que estão estudando ou acabaram de concluir o ensino médio. A ONG instituto acervo, uma associação civil sem fins lucrativos localizada em Guarulhos-SP, tem como objetivo capacitar os jovens, adolescentes para o mercado de trabalho, a falta de experiência na carteira de trabalho e cursos de aperfeiçoamento profissional é um obstáculo na hora da procura do trabalho.
A ONG realiza projetos totalmente gratuitos em escolas, igrejas e instituições parceiras, o projeto capacitar trabalha na qualificação com noções de cidadania, comportamento social e profissional, ética e rotinas administrativas, todos os participantes são incentivados e direcionados em busca do seu primeiro emprego com orientação de postura na entrevista e preparação de currículo.
A Instituição foi fundada por Juan Cacio Peixoto graduado em Biblioteconomia/UFES, com especialização em Organização de Arquivos/USP, que após ter passando dificuldades para conseguir seu primeiro emprego quando jovem, decidiu colocar em prática o sonho de ajudar os jovens criando esse projeto social. Além de se tratar de um sonho para Juan, também foi um empreendedorismo social que é a construção de negócio cujo o maior impacto são as melhorias na sociedade, promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e/ou comunidades vulneráveis.
Em novembro de 2012, Juan deu início ao seu sonho em São Paulo, e em fevereiro de 2018 continuou realizando abrindo uma filial no Sul do Espírito Santo, continuando seus projetos sociais com atenção especiais em crianças de bairro. Toda diretoria é composta por voluntários que acreditam que possa contribuir com a sociedade, compartilhando conhecimento e ajudando a mudar a vida das pessoas.