19.1 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 30, 2024

Síndrome de Burnout – A doença causada pelo esgotamento profissional

Milhares de pessoas estão passando pelo esgotamento profissional, você sabe o que é a Síndrome de Burnout?

Milhares de pessoas estão sofrendo com o esgotamento profissional, isso pode ser Síndrome de Burnout ou Síndrome do esgotamento profissional.

Síndrome de Burnout – A doença causada pelo esgotamento profissional

Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, que ocorre pelo esgotamento físico e mental intenso, ligado a vida profissional.

Muitas pessoas já devem ter ouvido sobre ou pode estar passando por isso nesse momento. Sabe aquele cansaço físico, emocional e mental que não sabemos de onde ele está vindo, aquele cansaço que te faz não produzir tanto quanto antes e que te deixa exaurido? Então, pode ser a síndrome do esgotamento profissional.

O nosso ritmo atual, é desgastante, cheio de estresse, de tensão emocional partindo de todos os lados, as cobranças, tudo isso nos faz paralisar, nos faz ligar o “piloto automático” e continuar os trabalhos, porque eles não podem parar.

Os sintomas em fase inicial, pode se confundir com depressão, por isso é importante um diagnóstico detalhado.

Sintomas

 Mudança de comportamentos (agressividade, isolamento, mudança de humor, dificuldade de concentração, falha da memória, tristeza…)

  • Ausência no trabalho
  • Sensação constante de negatividade
  • Cansaço físico e mental
  • Falta de energia
  • Alto grau de impaciência
  • Ansiedade, baixo autoestima
  • Dores de cabeça constantes, dores musculares, insônia…

Esses são alguns indícios do esgotamento profissional, uma doença cruel e de difícil diagnóstico, que é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pelas leis trabalhistas do Brasil.

A síndrome do esgotamento emocional é mais comum em profissionais que lidam com pessoas e de alguma forma influenciam suas vidas, como as áreas da educação, advogados, saúde, bombeiros, policiais, recursos humanos, jornalistas, dentre outras.

Porém por muitas vezes não percebemos que esse ritmo profissional está nos prejudicando de maneira a nos trazer consequências graves para a nossa saúde mental.

Tratamento

Normalmente o tratamento é feito por psicólogo e psiquiatra, com interversão medicamentosa caso necessário.  A terapia irá te ajudar a repensar as suas rotinas para melhorar a qualidade de vida, irá auxiliar nas suas prioridades e assim aliviar o sofrimento psíquico causado pela Síndrome de Burnout.

“Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons” (Freud)

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles